mim

A minha foto
gosto que chova no verão, quero que sim mas digo não, sou eu com mundos por dentro, pouco de falar mas tanto para contar. Não me importo.

vários títulos

4 de fevereiro de 2010

jóias orgânicas



Nem tudo vive de coisas inanimadas, até mesmo o design, e este trabalho é a prova viva de que esta é uma faculdade num caminho cada vez mais evolutivo, e que não vive apenas e só da tecnologia, mas de coisas mais simples e talvez de valor igual. A ideia original. Descobri isto à uns dias, e achei interessante. É uma criação de peças de joalharia do designer islandês Hafsteinn Juliusson, mas não são peças banais a que estamos habituados a ver, a usar, e experimentar no dedo. Sob os princípio da inovação, a orgânica e da questão ecológica – que agora está entre os principais princípios daquele que é designer –, surge estas pequenas “peças” que crescem simplemente. Pode parecer estranho mas não é, e é tão simples quando eu disser que são anéis simplesmente de musgo, apesar de ser uma planta que necessita de um clima húmido, isso não é problema, é só fazer do anel o nosso “animal” de estimação e a vantagem é que não crescem, são plantas que alcançam poucos centímetros. O designer diz que entre outras coisas, o importante é a procura de uma relação directa e de experiência na aproximação de homem e natureza. Se bem cuidadas estas pequenas plantas podem andar no dedo quando quiserem por cerca de três meses.
Quando seca não sei o que acontece, mas presumo que o conceito de jóia orgânica é destruído e o “vaso” pode ser reciclado ou servir de suporte para um novo anel. Porque não para uma nova recarga de musgo. Parece-me um assunto um pouco pessoal e depende muito das várias opiniões que cada utilizador pode ter. Tudo pode confluir para uma aproximação do homem com a natureza, a seu jeito claro, mas li um comentário que dizia que esta ideia era insensata – não o acho – , se existem outros modos de aproximação do homem com a natureza é verdade, mas através de um simples objecto que é um anel, parece-me extremamente bem feito e pensado.  

Sem comentários:

Enviar um comentário